quinta-feira, 23 de julho de 2020

Algumas Considerações Práticas

Enquanto a luta em Romanos 7:14-25 não é tecnicamente uma experiência Cristã, muitos Cristãos a experimentam de uma forma modificada. Dizemos modificada porque o homem descrito em Romanos 7 é visto como não tendo o Espírito Santo, diferentemente de todo Cristão verdadeiro. A luta com a carne que os Cristãos frequentemente experimentam é mais adequadamente descrita em Gálatas 5:16-17. Diz: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis”. Isso se refere a um Cristão que tem o Espírito, mas não está andando “no Espírito” (v. 16 – ARA). A luta em Romanos 7 é entre a carne e a nova natureza em um filho de Deus, enquanto a luta em Gálatas 5 é entre a carne e o Espírito em um crente que não está andando no Espírito. (Também não devemos relacionar a luta espiritual em Efésios 6:10-18 com a de Gálatas 5. Elas são diferentes. Efésios 6 descreve uma luta que resulta quando um Cristão anda no Espírito, enquanto Gálatas 5 é uma luta que resulta quando ele não anda no Espírito).
Todos nós sabemos muito bem o que é ter falta de poder espiritual e não ser capaz de dizer não ao pecado em nossa vida, mesmo tendo o Espírito em nós. Por que isto é assim? Porque uma coisa é ter o Espírito de Deus em nós, e outra é ter o Espírito agindo por nós de uma maneira presente e contínua. O lado da soberania na libertação é o dom do Espírito, mas pelo lado da responsabilidade, devemos deixar que o Espírito nos encha, para que Seu poder esteja presente, mantendo a carne subjugada.
Em Romanos 8:5-13, Paulo explica que existem dois domínios, ou esferas, nos quais uma pessoa pode viver: uma esfera que pertence “à carne” e uma esfera que pertence “ao Espírito”. Ele diz: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne (v. 5a). “Inclinar-se” para algo significa “prestar atenção” em algo. Paulo não entra em detalhes sobre o que são essas coisas, mas todos nós sabemos a que tipo de coisas a carne é atraída. Esta é a esfera em que o homem perdido vive: ele não conhece outro domínio. Mas é possível que os Cristãos também vivam nessa esfera de coisas.
Então ele diz: Mas os que são segundo o Espírito (inclinam-se) para as coisas do Espírito (v. 5b). Essa é a esfera em que Deus pretende que o Cristão viva. Mais uma vez, Paulo não nos fornece detalhes sobre o que são essas coisas. Simplificando, são aquelas coisas que têm a ver com os interesses de Cristo. Seria estudar as Escrituras, orar, cantar hinos que façam melodia em nosso coração, ir a reuniões bíblicas, telefonar ou escrever a outros Cristãos para encorajá-los, visitar pessoas com uma palavra de encorajamento, compartilhar o evangelho, distribuir folhetos do evangelho, fazer boas obras de necessária utilidade, etc.
O que o apóstolo está apontando aqui é que essas duas esferas são exatamente opostas entre si. Seus interesses são polos opostos. Uma serve aos interesses do “eu” e a outra aos interesses de Cristo. É como uma estrada que se ramifica em duas e cada ramificação se distancia uma da outra. Uma leva ao que é verdadeiramente “vida e paz” e a outra leva à “morte” – morte moral (v. 6).
Então, nos versículos 12-13, Paulo chega a uma séria conclusão: Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Seu argumento aqui é que podemos escolher em qual esfera queremos viver. Ele diz: Se viverdes segundo a carne, morrereis. Esta é uma palavra solene. Se escolhermos viver na esfera da carne, isso levará à morte moral em nossa vida. O modo como Paulo usa a morte aqui é diferente da maioria dos outros lugares na Bíblia. O apóstolo não está falando sobre morte física, mas morte moral na vida do crente, que inevitavelmente resulta em fracasso. A morte, como sabemos, sempre carrega a ideia de       separação. Neste versículo, refere-se a uma separação, ou uma ruptura, em nosso vínculo de comunhão com Deus. O ponto aqui é simples; se vivermos na esfera da carne, podemos esperar que isso irá trazer morte. Mas ele também diz: Mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Isso significa que, se escolhermos viver na esfera do Espírito, teremos muito poder para viver uma vida santa para a glória de Deus. É isso que é ser cheio do Espírito (Ef 5:18). Isso significa que, se vivermos na esfera correta, a carne não terá um ponto de apoio para agir em nós. Em Gálatas 5:16, Paulo fala da mesma coisa, dizendo: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
A razão pela qual perdemos a batalha contra esse inimigo interior é que passamos muito tempo na esfera errada, cuidando das coisas da carne. Podemos nos perguntar: “Em qual dessas duas esferas eu vivo? O que ocupa primordialmente minha vida? São as coisas que pertencem aos interesses de Cristo, ou são coisas carnais?” Dizem que “se agradarmos a carne, impediremos o Espírito”. Portanto, é hora de começarmos a viver na esfera correta e experimentar o poder de Deus e o gozo de um viver Cristão em nossa vida.

Um comentário: