quinta-feira, 23 de julho de 2020

UM HOMEM EM CRISTO

Romanos 8:1 diz: “Portanto agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus” (ARA). Aqui, o apóstolo descreve a posição Cristã completa de “um homem em Cristo”. O capítulo revela o estado Cristão normal de estar “no Espírito” (v. 9) e “guiado pelo Espírito” (v. 14). A luta, conforme descrito no capítulo 7, acabou, e o crente é visto como tendo uma libertação presente do pecado interior (vs. 1-4), e aguardando uma libertação futura da presença do pecado ao seu redor – na vinda do Senhor (vs. 18-23).
A libertação do estado miserável de Romanos 7 para o feliz estado de Romanos 8 não ocorre até que a confiança própria e a esperança em si mesmo sejam aniquiladas e ele procure fora de si a libertação dos desejos de sua natureza pecaminosa. Note, ele não diz: “Miserável homem que eu sou! O QUE me livrará...?” Ele diz: “Miserável homem que eu sou! QUEM me livrará…?” (v. 24) Isso mostra que a libertação não é encontrada em uma filosofia ou em um programa de autoajuda, mas em uma Pessoa – o Senhor Jesus Cristo. É significativo que, enquanto o homem luta com a carne, como visto em Romanos 7, o Espírito de Deus não é mencionado nenhuma vez. Mas no momento em que ele desvia o olhar de si mesmo para um Libertador e vê seu lugar “em Cristo”, o Espírito de Deus é mencionado muitas vezes, como observado em Romanos 8. O homem em Romanos 8 é visto como selado com o Espírito e em plena posição Cristã e desfrutando de um estado de paz e libertação.
Em 2 Coríntios 12:1-3 é descrito o estado de “um homem em Cristo” que conhece a libertação em sua alma e desfruta de comunhão com Deus. O homem miserável está ocupado consigo mesmo (Rm 7:14-24). “Eu”, “mim”, “minha”, são mencionados cerca de 40 vezes! Mas o homem em Cristo está tão plenamente ocupado com Cristo e com as coisas celestiais que perdeu a noção de si mesmo. Ele não tinha consciência se estava dentro ou fora do corpo! A mulher em Lucas 13:11 é uma figura de alguém na condição miserável. Ela estava “curvada” e, como resultado, tudo o que ela podia ver era a si mesma. Mas quando o Senhor a tocou, ela se ergueu e pôde olhar em Seu rosto. Consequentemente, ela não via mais a si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário