quinta-feira, 23 de julho de 2020

O “Velho Homem” Não é Sinônimo de “A Carne”

O “velho homem” é um termo que é frequentemente usado pela maioria dos Cristãos como sinônimo de “a carne” (nossa natureza caída pecaminosa), mas isso é incorreto. J. N. Darby comentou: “O velho homem está sendo habitualmente usado de forma incorreta para a carne”.
Quando examinamos mais atentamente a Escritura, fica bem claro que o “velho homem” e “a carne” não são a mesma coisa e, portanto, não podem ser usados de forma intercambiável. Se o “velho homem” fosse a carne, então esta passagem (Ef 4:22-23) estaria nos dizendo que nos despojamos da carne, o que claramente não é verdade. Nunca é dito que o “velho homem” está em nós, mas a carne certamente está. F. G. Patterson disse: “Também não acho que a Escritura nos permita dizer que temos o velho homem em nós – enquanto ensina mais amplamente que temos a carne em nós”.
Tampouco é correto falar do “velho homem” como tendo apetites, desejos e emoções, assim como “a carne” tem. Muitas vezes, os Cristãos dizem coisas como: “O velho homem em nós deseja as coisas pecaminosas”; ou: “nosso velho homem quer fazer essa ou aquela coisa má…” Tais declarações estão confundindo o velho homem com a carne. H. C. B. G. disse: “Eu sei o que um Cristão quer dizer quando perde a paciência e diz que é ‘o velho homem’, mas a expressão está errada. Se ele dissesse que é ‘a carne’, estaria mais correto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário