quinta-feira, 23 de julho de 2020

UM HOMEM MISERÁVEL

O “homem miserável”, em Romanos 7:14-25, é uma alma nascida de novo que ainda não está descansando em fé na obra consumada de Cristo. Ela, portanto, não está na plena posição Cristã diante de Deus, nem tem o Espírito nela habitando (Rm 8:9).
Nesta passagem, o apóstolo descreve uma alma sincera nesse estado, que está tentando manter a carne sob controle e tentando viver uma vida santa, mas falhando miseravelmente (vs. 18-21). Ela tem duas naturezas, que são retratadas no “eu” que se deleita em fazer o bem (v. 22) e no “eu” que faz o mal (v. 23); mas ela não tem o poder de “realizar o bem”. Quando uma alma carrega um forte desejo de ser santa, mas se sente impotente, ela se enche de desânimo e se sente miserável. Ela odeia o mal que faz, sendo incapaz de conter a carne. Ela não tem libertação porque está procurando dentro de si o poder para isso.
Enquanto estiver nesse estado miserável, a pessoa muitas vezes cometerá o erro mais destrutivo, que é recorrer à lei para se libertar. Assumindo que a lei é a resposta, a pessoa a colocará diante de sua alma como um padrão para sua vida. Se não for a Lei de Moisés, será algum padrão de santidade imposto a si próprio. Mas de qualquer maneira, não é esse o caminho da libertação. Como resultado, ela só se torna mais infeliz. Deus proverá a libertação na Pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, mas ela deve primeiramente aprender a lição de que o poder da libertação não se encontra em si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário