quinta-feira, 23 de julho de 2020

O “PRIMEIRO HOMEM” E O “SEGUNDO HOMEM”

Este segundo par é encontrado em 1 Coríntios 15:45-49. “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal [natural – JND]; depois o espiritual. O primeiro homem, da Terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”.
Assim como o primeiro par, o “primeiro homem” e o “segundo homem” também são termos relacionados a raças, mas eles definem as duas raças de homens sob Adão e Cristo a partir de uma perspectiva completamente diferente. O “velho homem” e o “novo homem” são termos que focam as ordens morais contrastantes ligadas a cada raça, enquanto o “primeiro homem” e o “segundo homem” são termos que focam as ordens naturais e espirituais ligadas a cada raça.
A raça dos homens sob o “primeiro homem Adão” é exatamente isso – a primeira. Não havia outras raças de homens na Terra antes de Adão. Isso exclui a noção do homem de Java, de Piltdown, de Neandertal etc. A raça da nova criação sob Cristo, o “Último Adão”, também é exatamente isso – a última. Não haverá outras raças de homens que se seguirão. Isso exclui as ideias de ficção científica que sugerem que pode haver outra raça de homens no futuro.
Existem três diferenças básicas que marcam a cabeça das duas raças de homens sob Adão e Cristo.
  • O primeiro homem Adão foi “feito” uma alma vivente, sendo uma criação de Deus; enquanto Cristo, o Último Adão, não foi feito; Ele é o Criador. (no versículo 45 da versão inglesa King James, as palavras “foi feito” em conexão com Cristo, estão em itálico, e não estão no texto grego).
  • O primeiro homem Adão recebeu vida, enquanto Cristo, o Último Adão, é um “Espírito vivificador” que dá vida à Sua descendência espiritual sob Ele em Sua nova raça (Jo 17:2, 20:22).
  • A ordem da humanidade sob Adão é “natural” (com alma) e “terrenal”, mas a ordem da humanidade sob Cristo é “espiritual” e “celestial” (vs. 46-47).
Alguns detalhes adicionais sobre o “primeiro” e o “segundo” homem são os seguintes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário