quinta-feira, 23 de julho de 2020

Discernir e Aprovar as Coisas que Diferem

O desejo de Deus é que cresçamos em nossa apreensão espiritual da verdade. É de imensa importância, portanto, que prestemos atenção às distinções na doutrina em Sua Palavra. Se o fizermos, essas distinções divinas abrirão uma visão da verdade diante de nossa alma. Embora Deus queira que aprendamos esses vários aspectos da verdade, Ele não pretende de forma alguma que façamos deles um mero exercício intelectual. Toda doutrina na Escritura, se aprendida corretamente, deveria ter uma influência prática em nossa vida. O apóstolo Paulo orou para este fim pelos santos. Ele disse: “E isto eu oro, para que o vosso amor possa abundar ainda cada vez mais em pleno conhecimento e toda inteligência [todo o discernimento – TB], para que possais julgar e aprovar as coisas que são mais excelentes [que diferem – KJV], a fim de que sejais puros e sem ofensa para o dia de Cristo(Fp 1:9-10 – JND). Ele queria que os santos tivessem “pleno conhecimento” e “todo discernimento” e fossem capazes de distinguir “as coisas que diferem” (KJV) na Palavra de Deus, a fim de que vivessem inculpáveis e sem ofensas neste mundo.
Em geral, os Cristãos hoje leem suas Bíblias muito casualmente. Muitos pensam não ser necessário seguir num estudo cuidadoso das Escrituras. Distinções precisas, como as que estamos prestes a ver, para eles, são sutilezas e sem proveito. Infelizmente, essa abordagem casual dos assuntos da Escritura levou muitos a confundirem e usarem indevidamente os vários termos da doutrina de Paulo. Esses “doze homens” são um exemplo. Se não formos cuidadosos em manter essas distinções bíblicas, isso poderá levar finalmente à completa perda das verdades distintas do Cristianismo. O Sr. Kelly disse: “É necessário observar as distinções feitas e dadas na Escritura. Não tenha medo de crer na Palavra. Os que fazem objeções podem falar e de fato dizem que essas são distinções de alto grau de refinamento. Se Deus assim revelou Sua verdade para nós (e somente a Escritura decide que Ele o fez), essas distinções podem ser primorosamente precisas, mas estão de acordo com Ele em cuja sabedoria e bondade confiamos. Temos de discernir onde e como Deus faz distinções; se falharmos nisso, descobriremos nossa perda tarde demais... Todo o progresso no verdadeiro conhecimento é testado por isso, pois o crescimento da verdadeira sabedoria consiste em distinguir as coisas que diferem”.
Não queremos ser daqueles que “por uma palavra fazem culpado um homem” (Is 29:21 – TB), pois todos nós provavelmente já usamos esses termos incorretamente algumas vezes. Mesmo assim, deveríamos querer aprender seu significado bíblico apropriado quando eles nos são indicados, para que comecemos a usá-los corretamente. A intenção deste livreto, portanto, é dar ao leitor um melhor entendimento desses termos usados por Paulo. É nosso sincero desejo que essas coisas também tenham um efeito prático em nossa vida.
A maioria desses termos aparece na Escritura em duplas – como pares contrastantes. O Espírito de Deus os apresenta dessa maneira, porque apreendemos melhor as coisas ao compararmos suas qualidades contrastantes. Sendo assim, vamos tomá-los em pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário