quinta-feira, 23 de julho de 2020

O Cristão Professamente se Despojou do “Velho Homem” em Sua Confissão de Cristo

Não apenas o nosso “velho homem” (o caráter moral depravado do homem caído) foi julgado na cruz, mas Efésios 4:22 e Colossenses 3:9 nos dizem que o crente foi “despojado” (JND) dele (posicionalmente) quando foi salvo e, portanto, não está mais associado a ele. Como parte de nossa confissão Cristã (em tomar o nome de Cristo e professar ser Cristão), por nossa profissão, confessamente nos “despojamos” de tudo o que tem a ver com o estado corrupto do “velho homem”.
O assunto em Efésios 4:17–5:21 tem a ver com o crente andando digno de Seu chamado, por manifestar uma completa mudança de caráter diante do mundo. Isso ocorre porque é a mente de Deus que haveria uma continuação da beleza moral de Cristo neste mundo durante o tempo de Sua ausência, por meio dos membros do Seu corpo. Esta é a força da expressão: “Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1:27). Portanto, Efésios 4:22-24 fala do “velho homem” como tendo sido despojado e do novo homem como tendo sido revestido. Aqui está em vista a restauração da “semelhança” moral de Deus nos homens (crentes), que foi perdida na queda (Gn 1:26; Ef 4:24). Isso foi cumprido na raça da nova criação, da qual Cristo é a Cabeça (Gl 6:15; 2 Co 5:17; Ap 3:14). Colossenses vê as coisas sob a perspectiva da renovação da “imagem” de Deus no homem, que foi arruinada na queda (Cl 3:10). Isso tem a ver com o homem sendo uma representação apropriada de Deus na Terra. Novamente, isso foi cumprido na nova ordem da humanidade sob Cristo.
Em Efésios 4:17-19, Paulo descreve o caráter caído e corrupto do mundo gentio, do qual os efésios haviam sido salvos. Ele lhes diz que esse estilo de vida é agora totalmente inconsistente com o chamado deles em Cristo. Ele diz: “não aprendestes assim o Cristo” (v. 20 – JND). “O Cristo” é um termo usado nas epístolas de Paulo para indicar a união espiritual dos membros do corpo de Cristo com aqu’Ele que é a Cabeça no céu (1 Co 12:12-13 – JND). Seu argumento aqui é que devemos primeiro conhecer nosso chamado em [o] Cristo”, o que é revelado nos três primeiros capítulos da epístola. É somente então que podemos ser propriamente n’Ele “ensinados, como está a verdade em Jesus” (v. 21). “Jesus” é o nome de humanidade do Senhor. Quando é usado sozinho, sem Seus títulos habituais de Senhor e Cristo, refere-se a Ele enquanto andava como Homem neste mundo. A ordem nos versículos 20-21 é, portanto, importante de se notar; primeiro precisamos conhecer nosso lugar em [o] Cristo” antes de podermos andar como “Jesus” andou neste mundo. Muitos Cristãos sinceros não conhecem seu chamado em [o] Cristo” e estão tentando viver como “Jesus” viveu, em lugares e posições neste mundo que são totalmente inconsistentes com o chamado deles. Como resultado, o Espírito de Deus não Se identifica com isso de maneira louvável. Um Cristão que tenta se comportar como Jesus enquanto ocupa um cargo no governo é um exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário