Não
apenas o nosso “velho homem” (o
caráter moral depravado do homem caído) foi julgado na cruz, mas Efésios 4:22 e
Colossenses 3:9 nos dizem que o crente foi “despojado”
(JND) dele (posicionalmente) quando foi salvo e, portanto, não está mais
associado a ele. Como parte de nossa confissão Cristã (em tomar o nome de
Cristo e professar ser Cristão), por nossa profissão, confessamente nos “despojamos” de tudo o que tem a ver
com o estado corrupto do “velho homem”.
O
assunto em Efésios 4:17–5:21 tem a ver com o crente andando digno de Seu
chamado, por manifestar uma completa mudança de caráter diante do mundo. Isso ocorre
porque é a mente de Deus que haveria uma continuação da beleza moral de Cristo
neste mundo durante o tempo de Sua ausência, por meio dos membros do Seu corpo.
Esta é a força da expressão: “Cristo
em vós, esperança da glória”
(Cl 1:27). Portanto, Efésios 4:22-24 fala do “velho homem” como tendo sido despojado e do novo homem como tendo
sido revestido. Aqui está em vista a restauração da “semelhança” moral de Deus nos homens (crentes), que foi perdida na
queda (Gn 1:26; Ef 4:24). Isso foi cumprido na raça da nova criação, da qual
Cristo é a Cabeça (Gl 6:15; 2 Co 5:17; Ap 3:14). Colossenses vê as coisas sob a
perspectiva da renovação da “imagem”
de Deus no homem, que foi arruinada na queda (Cl 3:10). Isso tem a ver com o
homem sendo uma representação apropriada de Deus na Terra. Novamente, isso foi
cumprido na nova ordem da humanidade sob Cristo.
Em
Efésios 4:17-19, Paulo descreve o caráter caído e corrupto do mundo gentio, do
qual os efésios haviam sido salvos. Ele lhes diz que esse estilo de vida é
agora totalmente inconsistente com o chamado deles em Cristo. Ele diz: “não aprendestes assim o Cristo” (v. 20 – JND). “O Cristo” é um termo usado nas epístolas de Paulo para indicar a
união espiritual dos membros do corpo de Cristo com aqu’Ele que é a Cabeça no
céu (1 Co 12:12-13 – JND). Seu argumento aqui é que devemos primeiro conhecer
nosso chamado em “[o] Cristo”,
o que é revelado nos três primeiros capítulos da epístola. É somente então que
podemos ser propriamente n’Ele “ensinados,
como está a verdade em Jesus”
(v. 21). “Jesus” é o nome de
humanidade do Senhor. Quando é usado sozinho, sem Seus títulos habituais de
Senhor e Cristo, refere-se a Ele enquanto andava como Homem neste mundo. A
ordem nos versículos 20-21 é, portanto, importante de se notar; primeiro
precisamos conhecer nosso lugar em “[o] Cristo”
antes de podermos andar como “Jesus”
andou neste mundo. Muitos Cristãos sinceros não conhecem seu chamado em “[o]
Cristo” e estão tentando viver como “Jesus” viveu, em lugares e posições
neste mundo que são totalmente inconsistentes com o chamado deles. Como
resultado, o Espírito de Deus não Se identifica com isso de maneira louvável.
Um Cristão que tenta se comportar como Jesus enquanto ocupa um cargo no governo
é um exemplo.
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