“Perfeito” carrega a ideia de “maturidade” ou “crescimento
completo”. Um homem “perfeito”
não é aquele que nunca comete um erro, mas um crente que tem um objetivo em sua
vida – Cristo (Fp 3:13-15). Quando o Senhor vier, seremos feitos “perfeitos” em todos os sentidos da
palavra. Não teremos mais a carne e, portanto, não mais falharemos em nada (Fp 3:12;
Hb 11:40, 12:23). Mas até aquele momento, o desejo de Deus é que
espiritualmente “cheguemos
à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à
medida da estatura completa de Cristo.
Para que não
sejamos mais meninos [bebês – JND] inconstantes” (Ef 4:13-14).
O
hábito de Paulo era falar a sabedoria de Deus “entre os perfeitos” (1 Co 2:6). Observando esse versículo,
Hamilton Smith disse: “O termo (‘perfeito’) não designa um crente simplesmente
em contraste com um pecador. Antes, é usado para descrever um crente maduro e
adulto, em contraste com aqueles de quem o apóstolo se refere como bebês”. Isso
significa que Paulo procurou atingir em sua audiência àqueles que estavam
progredindo espiritualmente. Se eles recebessem sua doutrina e fossem
edificados por ela, poderiam transmiti-la a outros, quando esses fossem capazes
de também recebê-la. Paulo instruiu Timóteo a fazer o mesmo. Ele deveria dar a
verdade aos “homens fiéis” que
também ensinariam a outros (2 Tm 2:2). Enquanto a maioria dos coríntios eram “bebês” por causa de sua carnalidade,
havia alguns que eram “perfeitos”
nesse sentido. Isso é indicado em 1 Coríntios 16:15-18. Foi para esses que
Paulo procurou comunicar o “manjar”
da verdade, mas aos “bebês” ele os
alimentava apenas com “leite”.
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