quinta-feira, 23 de julho de 2020

O HOMEM PERFEITO

“Perfeito” carrega a ideia de “maturidade” ou “crescimento completo”. Um homem “perfeito” não é aquele que nunca comete um erro, mas um crente que tem um objetivo em sua vida – Cristo (Fp 3:13-15). Quando o Senhor vier, seremos feitos “perfeitos” em todos os sentidos da palavra. Não teremos mais a carne e, portanto, não mais falharemos em nada (Fp 3:12; Hb 11:40, 12:23). Mas até aquele momento, o desejo de Deus é que espiritualmente “cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos [bebês – JND] inconstantes” (Ef 4:13-14).
O hábito de Paulo era falar a sabedoria de Deus “entre os perfeitos” (1 Co 2:6). Observando esse versículo, Hamilton Smith disse: “O termo (‘perfeito’) não designa um crente simplesmente em contraste com um pecador. Antes, é usado para descrever um crente maduro e adulto, em contraste com aqueles de quem o apóstolo se refere como bebês”. Isso significa que Paulo procurou atingir em sua audiência àqueles que estavam progredindo espiritualmente. Se eles recebessem sua doutrina e fossem edificados por ela, poderiam transmiti-la a outros, quando esses fossem capazes de também recebê-la. Paulo instruiu Timóteo a fazer o mesmo. Ele deveria dar a verdade aos “homens fiéis” que também ensinariam a outros (2 Tm 2:2). Enquanto a maioria dos coríntios eram “bebês” por causa de sua carnalidade, havia alguns que eram “perfeitos” nesse sentido. Isso é indicado em 1 Coríntios 16:15-18. Foi para esses que Paulo procurou comunicar o “manjar” da verdade, mas aos “bebês” ele os alimentava apenas com “leite”

Nenhum comentário:

Postar um comentário