quinta-feira, 23 de julho de 2020

O HOMEM INTERIOR

Se o “homem exterior” se refere ao nosso corpo físico, o “homem interior” seria a nossa alma e espírito (v. 16; Rm 7:22; Ef 4:16). Nosso corpo pode ser renovado em certa medida pela comida e pelo sono, mas de todo modo isso é uma batalha perdida. Se o Senhor não vier em nossa vida, nosso corpo acabará sucumbindo em um colapso completo na morte. Por outro lado, o “homem interior” é renovado pelo poder do Espírito Santo por meio da comunhão com Pessoas divinas. A oração e a Palavra de Deus são os veículos que Deus usa para rejuvenescer o “homem interior”.
À medida que continuamos no caminho, nosso corpo fica mais fraco conforme envelhecemos, mas o “homem interior” – a alma e o espírito – ficam mais forte se andarmos com o Senhor. Por um lado, temos nossa “tribulação” do corpo que perecem e, por outro, temos a “glória”. É impressionante que Paulo fale de nossa aflição como sendo “leve” e a glória como um “peso”. Este é um contraste proposital. Às vezes, podemos ter pensado que nossa aflição estava muito pesada, mas, em comparação com o peso de glória, não é muita coisa. Em outra passagem, Paulo disse: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário