Como
o “velho homem” não é Adão
pessoalmente, da mesma forma o “novo
homem” não é Cristo pessoalmente, embora Sua vida tenha caracterizado tudo
o que o novo homem retrata. George Davison disse: “O novo homem não é Cristo
pessoalmente, mas é Cristo caracteristicamente”.
Todas as características morais do “novo
homem” foram vistas n’Ele em perfeição.
Essa
raça da nova criação dos homens não começou até que Cristo ressuscitasse dentre
os mortos para Se tornar sua Cabeça. Como “o
Primogênito dentre os mortos” (Cl 1:18), Ele enviou o Espírito de Deus a
este mundo para unir os crentes (“muitos
irmãos”) a Si Mesmo na raça da nova criação, que são da mesma ordem de
humanidade (Rm 8:29). Somos “todos de
um” com Ele, sendo da mesma ordem de humanidade nesta nova raça (Hb
2:10-13). O “novo homem” não é
exatamente o mesmo que “um novo homem”
de Efésios 2:15, que se refere à união de crentes judeus e gentios em um corpo,
a Cristo no céu. O “novo homem” é
uma descrição dessa nova ordem moral da humanidade, na raça da nova criação.
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